Dossiê temático (2025.2): História oral: experiências, trajetórias e percursos de pesquisa

2024-03-01

Organizadores:

Lívia Morais Garcia Lima
Doutora em Educação pela UNICAMP
Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em História (PPGH) da UNESP
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0770868279222613

Igor Lemos Moreira
Doutor em História pela UDESC
Pós-doutorando no Instituto das Cidades da Unifesp
Lattes: http://lattes.cnpq.br/288983074267396

 

PROPOSTA:

Nos últimos anos, a discussão sobre o papel da narrativa na historiografia tem se adensado, sob especial influência do chamado "giro-linguístico". Perpassando questões como ficcionalidade, imaginação e subjetividade, os debates levaram pesquisadores/as a problematizar os desafios de construção de tramas narrativas e discursivas a partir das relações entre fontes, epistemologias e a escrita. Essa operação complexa foi debatida por Jablonka (2021) ao defender que a história poderia ser compreendida enquanto uma "literatura do real". LaCapra (2023) retomou tal hipótese, para defender que esses desafios podem tomar como espaço privilegiado de reflexão a prática da história oral e as pesquisas com oralidades a partir de dois desafios centrais: (1) as formas de adaptação, transcrição e tradução da oralidade enquanto fonte; (2) o impacto da experiência de diálogo, encontro e colaboração na própria forma como historiadores produzem suas narrativas a partir do contato estabelecido no momento de entrevista, incorporando a experiência e a subjetividade dos sujeitos para além do "narrado". O dossiê temático "História oral: experiências, trajetórias e percursos de pesquisa" objetiva reunir artigos que se dediquem a problematizar o uso da oralidade na pesquisa sobre trajetórias e experiências de vida, bem como sua interface para a investigação e problematização de identidades-narrativas; as tensões e relações envolvidas no uso de entrevistas na produção de investigações e narrativas de vida; as implicações teórico-metodológicas da entrevista enquanto um ato de colaboração e produção decorrente das relações entre pesquisador e entrevistado. Com o intuito de fomentar o debate em torno do uso da oralidade na pesquisa historiográfica e na escrita da história (entendidas como práticas intrínsecas e indissociáveis), propomos a reunir trabalhos que de debrucem na discussão teórico-conceitual e prática dos campos das trajetórias, experiências e identidades em inter-relação ou de forma independente, sob o ponto de vista da investigação científica, seus percursos metodológicos e analíticos, bem como as operações e desafios narrativos e de escrita historiográfica.

 

Referências bibliográficas:

ALMEIDA, Juniele; FONSECA, Vivian. História oral: dimensões públicas no tempo presente. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 34, n. 74, p. 445-449, set./dez. 2021. 

FRISCH, Michael. A shared authority: essays on the craft and meaning of oral and public history. Nova York: State University of New York Press, 1990.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

JABLONKA, Ivan. A história é uma literatura contemporânea. Brasília: Editora UNB, 2021.

LACAPRA, Dominick. Compreender outros: Povos, animais, passados. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.

PORTELLI, Alessandro. História Oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira. A ética da escuta: o desafio dos pesquisadores em História Oral. Testimonios, ano 4, n. 4, p. 109-120, 2015.

______, SANTHIAGO, Ricardo (Org.). História oral como experiência: reflexões metodológicas a partir de práticas de pesquisa. Teresina: Cancioneiro, 2021.

SANTHIAGO, Ricardo. HERMETO, Miriam;. (Org.). Entrevistas imprevistas: Surpresa e criatividade em história oral. São Paulo: Letra e Voz, 2022

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.