IMAGENS EM LIVROS DIDáTICOS DE HISTÓRIA DAS SÉRIES INICIAIS: uma análise comparativa e avaliadora

Autores

  • Esp. Bárvara Barros Olim Esp. Bárbara Barros de Olim (UAB/UFS/CESAD)

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v7i10.92

Palavras-chave:

Livro didático, Imagem, Séries iniciais,

Resumo

No guia do livro didático do Programa Nacional do Livro Didático, consta,  dentre os vários critérios de avaliação ”observar se as ilustrações, importantes no  auxá­lio á  compreensão e potencialização do texto, são adequadas á s finalidades para  as quais foram utilizadas, de forma que sejam fáceis para o aluno apreendê-las, mas  também que estimulem a curiosidade, o pensamento e as discussões entre os alunos”.  Esse, dentre outros critérios, fez o Grupo de Pesquisa em Ensino de História voltarse para a análise das imagens nos livros didáticos  quando seu principal projeto  tornou-se a criação de uma coleção de livros regionais. Assim, a presente  monografia tem como objetivo comunicar os resultados da análise de três coleções  de livros didáticos de 1ª a 4ª séries, avaliando cada uma delas. A metodologia da  pesquisa contou com o preenchimento e tabulação de dados de formulários, amparados nos conceitos de leitura  de imagem de Panofsky, de função didática da imagem, desenvolvido por Rodrá­guez-Diéguez com base na teoria  das funções lingá¼á­sticas de Jakobson e no conceito de alfabetismo visual de Donis A. Dondis.

Downloads

Publicado

2010-09-29