”A CONQUISTA DA FEMINILIDADE”: Uma análise interseccional da montagem corporal transformista

Autores

  • MARINA LEITÃO MESQUITA Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v17i29.777

Palavras-chave:

Transformistas. Montagem Corporal. Feminilidades.

Resumo

Este artigo visa compreender a maneira pela qual os marcadores sociais da diferença de gênero, raça e classe atuam na construção de feminilidades entre transformistas que protagonizaram espetáculos artísticos naquela que foi a mais tradicional boate gay da capital cearense. Reflito, ainda, sobre como as masculinidades dessas artistas são transacionadas em suas reconstruções corporais transitórias. A pesquisa antropológica de caráter etnográfico focalizou os três últimos anos de funcionamento do estabelecimento. Além disso, foram acessadas notícias de jornais veiculadas no decorrer dos seus anos em atividade, bem como o acervo pessoal das artistas trans e dos produtores da casa noturna. Nesse sentido, observou-se que os processos de transformação corporal em foco evidenciam de maneira contumaz a construtividade dos gêneros, de forma a desestabilizar as perspectivas binárias que compreendem as feminilidades e as masculinidades de forma estanque e expressamente naturais.

Palavras-chave: Transformistas. Montagem Corporal. Feminilidades.


THE CONQUEST OF FEMININITY”: An intersectional analysis of cross-dresser makeover

Abstract: This article aims to understand the way social markers of gender, race and class differences act in the construction of femininities among cross-dressers who starredartistic performances in what once was the most traditional gay club in the capital of Ceará. It also reflects on how these artists ’masculinities are crossed over in their temporary body reconstructions. The ethnographic and anthropological research focused on the last three years of theclub. In addition, newsfrom newspapers during its active years were accessed, as well as the personal collection of the nightclub’s cross-dressers and producers. In this sense, it was observed that these body transformation processes highlight in a contumacious mannerthe constructiveness of genders, in order to destabilize the binary perspectives that view femininity and masculinity in a fixed and expressly natural way.

Keywords: Cross-dressers. Makeover. Femininities.

 

“EL LOGRO DE LA FEMINIDAD”: Un análisis interseccional del montajecorporal transformista

Resumen: Este artículo tiene como objetivo comprender la forma por la cual los marcadores sociales de la diferencia de género, raza y clase social actúan en la construcción de la feminidad entre transformistas que protagonizaron espectáculos artísticos en aquella que fue la más tradicionalista discoteca gay de la capital cearense. Discurro, aún, sobre cómo las masculinidades de esos artistas son transacionadas en sus reconstrucciones corporales transitorias. La investigación antropológica, de carácter etnográfico, enfocó en los tres últimos años de funcionamiento del establecimiento. Además de eso, se accedieron noticias de periódicos vehiculadas en el transcurso de sus años en actividades, así como también en el acervo personal de las artistas trans y de dos productores de la referida casa nocturna. Asimismo, se observó que losprocesos de transformación corporal en foco evidencian de manera contumaz la constructividad de los géneros de modo a desestabilizar las perspectivas binarias que comprenden las femineidades y las masculinidades de forma estanque y expresadamente naturales.

Palabras clave: Transformistas. Montaje Corporal. Femineidades.

Biografia do Autor

MARINA LEITÃO MESQUITA, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA


Doutora em Antropologia/PPGA-UFPE
Professora adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
Sobral/Ceará/Brasil

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Publicado

2020-02-12

Edição

Seção

Dossiê - Relações de e entre gêneros