DISCURSOS SOBRE O CORPO FEMININO E O CORPO MASCULINO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO UTILIZADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS – MA: uma análise documental a partir dos estudos culturais em educação
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v17i29.764Palavras-chave:
Corpo Feminino e Corpo Masculino, Livros Didáticos, Ensino de Ciências e BiologiaResumo
Resumo: Investigação que se inscreve no campo das pesquisas educacionais que tentam compreender discursos de temas socialmente relevantes – como as questões de gênero e sexualidade – inscritos em livros didáticos, através da perspectiva teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação. Através de pesquisa documental foi possível conhecer ideias e representações sobre o corpo feminino e o corpo masculino veiculadas em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental e de Biologia do Ensino Médio disponíveis em escolas públicas da cidade de São Luís, Maranhão, Brasil. Foram catalogados e analisados 39 livros que apresentaram, majoritariamente, conteúdos sobre o corpo feminino e o corpo masculino a partir de ideias atreladas à biologia destes corpos. Superficialmente foram encontrados discursos qualificados em uma perspectiva cultural. Deste modo, entende-se que os resultados desta pesquisa sinalizam para um repensar dos conteúdos de “corpo feminino” e “corpo masculino” que vislumbre abordagens críticas, problematizadoras, éticas e inclusivas.
Palavras-chave: Corpo Feminino e Corpo Masculino. Livros Didáticos. Ensino de Ciências e Biologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.