DISCURSOS SOBRE O CORPO FEMININO E O CORPO MASCULINO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO UTILIZADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS – MA: uma análise documental a partir dos estudos culturais em educação

Autores

  • JACKSON RONIE SÁ-SILVA Universidade Estadual do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v17i29.764

Palavras-chave:

Corpo Feminino e Corpo Masculino, Livros Didáticos, Ensino de Ciências e Biologia

Resumo

Resumo: Investigação que se inscreve no campo das pesquisas educacionais que tentam compreender discursos de temas socialmente relevantes – como as questões de gênero e sexualidade – inscritos em livros didáticos, através da perspectiva teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação. Através de pesquisa documental foi possível conhecer ideias e representações sobre o corpo feminino e o corpo masculino veiculadas em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental e de Biologia do Ensino Médio disponíveis em escolas públicas da cidade de São Luís, Maranhão, Brasil. Foram catalogados e analisados 39 livros que apresentaram, majoritariamente, conteúdos sobre o corpo feminino e o corpo masculino a partir de ideias atreladas à biologia destes corpos. Superficialmente foram encontrados discursos qualificados em uma perspectiva cultural. Deste modo, entende-se que os resultados desta pesquisa sinalizam para um repensar dos conteúdos de “corpo feminino” e “corpo masculino” que vislumbre abordagens críticas, problematizadoras, éticas e inclusivas.

Palavras-chave: Corpo Feminino e Corpo Masculino. Livros Didáticos. Ensino de Ciências e Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JACKSON RONIE SÁ-SILVA, Universidade Estadual do Maranhão - UFMA

Doutor em Educação pela Unisinos, Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão, Farmacêutico bioquímico pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA.

Downloads

Publicado

2020-02-12

Edição

Seção

Dossiê - Relações de e entre gêneros