A MITOLOGIA GREGA E A CONTEMPORANEIDADE: dois mundos que dialogam em uma experiência de formação docente

Autores

  • CYNTIA SIMIONI FRANá‡A Assistente de Edição Revista Outros Tempos

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v16i28.725

Palavras-chave:

Formação Docente. Rememoração. Narrativa e Mitologia Grega.

Resumo

O artigo é um recorte de uma pesquisa em ná­vel de doutoramento que se desdobrou em uma pesquisa-ação de formação docente com professores de Educação Básica, de escolas públicas, na cidade de Londrina, no estado do Paraná. Foi trabalhado com as práticas de memórias e narrativas para movimentos de fortalecimento da dimensão humana dos professores, a (re)significação da docência, a percepção do presente e a busca por outro futuro. Para desenvolver este projeto formativo, a  Odisseia, foi o meio de reflexão que potencializou a rememoração dos professores e a produção de narrativas orais e escritas. Partimos das experiências pessoais e docentes dos professores na relação com a obra literária para refletir sobre o viver na modernidade capitalista e, a contrapelo das tendências dominantes, operar pelas brechas para encontrar outros modos de nos relacionarmos que faça mais sentido tanto para os professores como para a pesquisadora e produza significados coletivos.

Palavras-chave: Formação Docente. Rememoração. Narrativa e Mitologia Grega.

 

GREEK MYTHOLOGY AND CONTEMPORANEITY: two worlds that dialogue in an experience of teaching training
   

Abstract:  This paper is a snippet of a doctoral level research that was unfolded in the action-research of teacher training with Basic Education licensed teachers of public schools in the city of Londrina, in the state of Paraná. Using the practices of memories and narratives for movements to strengthen the human dimension of teachers, we worked around the (re) signification of teaching, the perception of the present and the search for another future. In order to develop this formative project, the  Odyssey  was the means of reflection that potentiated the remembering of the teachers and the production of oral and written narratives. We depart from the personal and faculty experiences of teachers in relation to the literary work to reflect on living in capitalist modernity and, against the prevailing tendencies, operate through the gaps to find other ways of relating that make more sense for both teachers and the researcher and produces collective meanings.

Keywords: Teacher Training. Recalling. Greek Mythology and Narrative.

 


LA MITOLOGáA GREGA Y LA CONTEMPORANEIDAD:  dos mundos que dialogan en una experiencia de formación docente  

Resumen:  El artá­culo es un recorte de una investigación a nivel de doctorado que se desdobló en una investigación-acción de formación docente con profesores de Educación Básica, de escuelas públicas, en el norte del estado de Paraná. Se trabajó con las prácticas de memorias y narrativas para movimientos de fortalecimiento de la dimensión humana de los profesores, la (re) significación de la docencia, la percepción del presente y la búsqueda por otro futuro. Para desarrollar este proyecto formativo,  Odisea  fue el medio de reflexión que potenció la rememoración de los profesores y la producción de narrativas orales y escritas. En el caso de los profesores, en la relación con la obra literaria para reflexionar sobre el vivir en la modernidad capitalista y, a contrapelo de las tendencias dominantes, operar por las brechas para encontrar otros modos de relacionarnos que haga más sentido tanto para los profesores y para la investigadora y producir significados colectivos.

Palabras clave: Formación Docente. Rememoración. Narrativa y Mitologá­a Griega.

 

Biografia do Autor

CYNTIA SIMIONI FRANá‡A, Assistente de Edição Revista Outros Tempos


Doutora em Educação/Unicamp
Docente do Mestrado em História Pública- Unespar (Universidade Estadual do Paraná)
Campo Mourão/Paraná/Brasil

Downloads

Publicado

2019-07-21