TELENOVELA & ENSINO DE HISTÓRIA: observações preliminares

Autores

  • EDVALDO CORREA SOTANA Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v17i29.718

Palavras-chave:

Televisão. Telenovela. Ensino de história.

Resumo

Em 1951, estreou a primeira telenovela brasileira. Na ocasião, a TV Tupi veiculou Sua vida me pertence, de Walter Foster, novela marcada por improviso técnico e com estrutura muito semelhante às radionovelas. Pouco mais de duas décadas depois, o gênero atraia significativa audiência dos telespectadores e interesse dos anunciantes. No fim da década de 1970, alcançou a condição de produto brasileiro de exportação. Apesarde despertar interesse de pesquisadores das ciências humanas, pouco tem subsidiado a realização de trabalhos acadêmicos na área de história. Especificamente, este artigo procura refletir sobre as dificuldades e as possibilidades de utilização do gênero telenovela no ensino de história. Seu eixo será construído a partir de Lado a Lado, produção da Rede Globo de Televisão, entre 10 de setembro de 2012 e 08 de março de 2013. Espera-se, assim, fomentar a reflexão acerca da utilização das telenovelas nas aulas de história nas escolas de educação básica.

Palavras-chave: Televisão. Telenovela. Ensino de história.


SOAP OPERASAND HISTORY TEACHING: preliminaryobservations

Abstract: In 1951, the first Brazilian soap opera was transmitted. On the occasion, TV Tupi broadcast “Sua vida me pertence”, by Walter Foster;asoap opera characterized by technical improvisation and a structure much similar tothe soap opera radio broadcasts. Twenty years later, the product attracts significant viewership and advertiser interest. In the 1970s, it became a Brazilian export product. Despite them gaininginterest fromthe researchers of the human sciences, they have not motivated much researches in the area of History. This article aims to reflect on the difficulties and possibilities of using the soap opera in the teaching of History. Its axis has been constructed starting fromLado a Lado, produced by Rede Globo (broadcast from September10th, 2012 toMarch 8th, 2013). Therefore, we hope to spark the debateon the use of soap operas in History classes duringbasic education.

Keywords: Television. Soap opera. History teaching.

 

TELENOVELA Y ENSEÑANZA DE HISTORIA:algunas observaciones

Resumen: Em 1951, estrenó la primera telenovela brasileña. En la ocasión, la TV Tupi vehiculó “Sua vida me pertence”, de Walter Foster, telenovela marcada por el improviso técnico y con estructura muy semejante a las radionovelas. Poco más de dos décadas después, el género atraía buena audiencia de los espectadores e interés de los anunciantes. Después de 1970, alcanzó la condición de producto brasileño de exportación. A pesar de despertar interés de los investigadores de las ciencias humanas, poco ha subsidiado la realización de trabajos académicos en el área de historia. Específicamente, el trabajo busca reflexionar sobre las dificultades y las posibilidades de utilización del género telenovela en la enseñanza de historia. Su eje será construido a partir de “Lado a Lado”, producción de la Rede Globo de Televisão (10 de septiembre de 2012 y el 08 de marzo de 2013). Así, deseamos fomentar la reflexión sobre la utilización de las telenovelas en las clases de historia en las escuelas de educación básica.

Palabras clave: Televisión. Telenovelas. Enseñanza de historia.

Biografia do Autor

EDVALDO CORREA SOTANA, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutor em História (UNESP/Assis). Professor Associado - Departamento de História Programa de Pós-graduação em História.   Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)   Universidade Federal de Mato Grosso   (UFMT) Cuiabá/MT

Downloads

Publicado

2020-02-12