ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS EM PERSPECTIVA EXTENSIONISTA

Autores

  • ANTONIO EVALDO ALMEIDA BARROS Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • VIVIANE DE OLIVEIRA BARBOSA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v15i26.662

Palavras-chave:

Estudos Africanos e Afro-brasileiros. Extensão Universitária. Ensino de História. Maranhão/Brasil (2010-2018).

Resumo

O presente estudo enfoca um conjunto de programas e projetos de extensão universitária voltados para o campo dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, particularmente, do Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileiras, e para o á¢mbito da Educação para as Relações Étnico-Raciais, executados entre 2010 e 2018, no Estado do Maranhão, em parceria com secretarias de governos municipais e estadual, e organizações da sociedade civil. Como se tem amplamente reconhecido, a instituição universitária tem sido mais inclinada a discursos e ideias do que a práticas, muito menos práticas de transformação social. A extensão, que ao lado da pesquisa e do ensino, constitui um dos pilares da universidade, tem a vocação prioritária de promover a interação entre a universidade e a sociedade. No Brasil, um momento histórico de particular apoio á  extensão universitária deu-se entre 2009 e 2016 por meio do Programa Nacional de Extensão Universitária (PROEXT), do Governo Federal. As ações aqui analisadas buscaram promover, sobretudo a partir de uma perspectiva humanista, a igualdade racial, e foram desenvolvidas considerando a relevá¢ncia da história e das sociedades africanas para a formação do mundo contemporá¢neo e da humanidade, e as sinergias históricas existentes entre áfrica e Brasil, enquanto territórios complexos e mutuamente interligados. As ações fundamentaram-se na possibilidade de construção de uma democratização epistemológica e buscaram alertar para o fato de que o silêncio e a omissão comumente sustentam o preconceito e a discriminação na escola, bem como promover a história e a cultura africana e afro-brasileira, antes de tudo, como exemplos de experiências de homens e mulheres no tempo.

Palavras-chave:  Estudos Africanos e Afro-brasileiros. Extensão Universitária. Ensino de História. Maranhão/Brasil (2010-2018).

 

AFRICAN AND AFRO-BRAZILIAN STUDIES IN UNIVERSITY EXTENSION PERSPECTIVE

Abstract:  The present study focuses on a set of university extension programs and projects focused on the field of African and Afro-Brazilian Studies, particularly the Teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture, and on the field of Education for Ethnic-Racial Relations, executed between 2010 and 2018, in the State of Maranhão, Brazil, in partnership with municipal and state governmental secretariats, and civil society organizations. As it is known, the university institution has been more inclined to discourses and ideas than to practices, much less practices of social transformation. The extension, which along with research and teaching is one of the pillars of the university, has the priority vocation to promote the interaction between the university and society. In Brazil, the historical moment of greater support for university extension occurred between 2009 and 2016 through the National Extension Program (PROEXT), during the governments of the Workers' Party (2003-2016). The actions analyzed here sought to promote, especially from a humanist perspective, racial equality, and were developed considering the relevance of African history and societies for the formation of the contemporary world and humanity, and the historical synergies between Africa and Brazil, as complex and mutually interconnected territories. The projects and programs were based on the possibility of building an epistemological democratization and sought to alert to the fact that silence and omission commonly support prejudice and discrimination in schools, as well as promoting African and Afro-Brazilian history and culture, before everything, as examples of experiences of men and women in time.

Keywords: African and Afro-Brazilian Studies. University Extension. History Teaching. Maranhão/Brazil (2010-2018).

 

ESTUDOS AFRICANOS Y AFRO-BRASILEá‘OS EN PERSPECTIVA DE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA

Resumen: El presente estudio enfoca un conjunto de programas y proyectos de extensión universitaria orientados al campo de los Estudios Africanos y Afrobrasileños, particularmente, de la Enseñanza de Historia y Cultura Africana y Afrobrasileñas, y para el ámbito de la Educación para las Relaciones Étnico-Raciales, ejecutados entre 2010 y 2018, en el Estado de Maranhão, en asociación con secretará­as de gobiernos municipales y estatal, y organizaciones de la sociedad civil. Como se ha ampliamente reconocido, la institución universitaria ha sido más inclinada a discursos e ideas que a prácticas, mucho menos prácticas de transformación social. La extensión, que junto a la investigación y la enseñanza, constituye uno de los pilares de la universidad, tiene la vocación prioritaria de promover la interacción entre la universidad y la sociedad. En Brasil, el momento histórico de mayor apoyo a la extensión universitaria se dio entre 2009 y 2016 por medio del Programa Nacional de Extensión Universitaria (PROEXT), durante los gobiernos del Partido de los Trabajadores (2003-2016). Las acciones aquá­ analizadas buscaron promover, sobre todo a partir de una perspectiva humanista, la igualdad racial, y se desarrollaron considerando la relevancia de la historia y de las sociedades africanas para la formación del mundo contemporáneo y de la humanidad, y las sinergias históricas existentes entre áfrica y Brasil como territorios complejos y mutuamente interconectados. Las acciones se fundamentaron en la posibilidad de construcción de una democratización epistemológica y buscaron alertar para el hecho de que el silencio y la omisión comúnmente sustentan el prejuicio y la discriminación en la escuela, asá­ como promover la historia y la cultura africana y afrobrasileña, antes de todo, como ejemplos de experiencias de hombres y mujeres en el tiempo.

Palabras clave:  Estudios africanos y afrobrasileños. Extensión Universitaria. Enseñanza de Historia. Maranhão / Brasil (2010-2018).

 

 

 

 

 

 

Biografia do Autor

ANTONIO EVALDO ALMEIDA BARROS, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutor. Departamento de História e Geografia
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
São Luá­s, Brasil

VIVIANE DE OLIVEIRA BARBOSA, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)


Doutora. Departamento de História e Geografia
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
São Luá­s, Brasil

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Publicado

2018-11-24