NASCIMENTO MORAES E SEU PENSAMENTO EDUCACIONAL INCLUSIVO COM AS ESCOLAS PARA CRIANá‡AS POBRES

Autores

  • MARILEIA DOS SANTOS CRUZ UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHáƒO

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v15i25.592

Palavras-chave:

Professor negro. Escolarização de pobres. História da educação maranhense.

Resumo

 

O professor e jornalista negro José do Nascimento Moraes destacou-se escrevendo crônicas, contos e poesias nos principais jornais maranhenses da primeira metade do século XX. Era um defensor da promoção da escolarização para os pobres e constantemente debatia os problemas polá­ticos, sociais e educacionais maranhenses. Foi o inspirador da criação das ”escolas dos pés descalços”. Essa escola era destinada a crianças extremamente pobres que poderiam frequentar as aulas com qualquer roupa e até descalças. Nascimento Moraes deve ser caracterizado como um intelectual da educação, já que na sua trajetória profissional deixou vasta contribuição sobre temáticas relativas ao campo. Por muitas vezes, fez uso do espaço da imprensa para denunciar a precariedade da instrução pública maranhense e divulgar ideias pedagógicas, dando ênfase, principalmente, á  defesa da educação popular. Ele defendia o rompimento com a sociedade organizada por castas sociais, especializada em distribuir os melhores espaços sociais aos membros das elites econômicas.

Palavras-chave: Professor negro. Escolarização de pobres. História da educação maranhense.

 

NASCIMENTO MORAES AND HIS INCLUSIVE EDUCATIONAL THINKING WITH SCHOOLS FOR POOR CHILDREN

Abstract: The teacher and black journalist José do Nascimento Moraes stood out by writing chronicles, short stories and poems in the main newspapers of the first half of the 20th century in Maranhão. He was a champion of the promotion of schooling for the poor and constantly debated the political, social and educational problems of Maranhão. He was the inspiration behind the creation of "barefoot schools". This school was intended for extremely poor children who could attend classes in any outfit and even barefoot. Nascimento Moraes must be characterized as an intellectual of education, since in his professional trajectory he left a vast contribution on themes related to the field. For many times he made use of the press space to denounce the precariousness of public education in Maranhão and to disseminate pedagogical ideas, emphasizing, mainly, the defense of popular education. He advocated the break with society organized by social castes, specialized in distributing the best social spaces to members of the economic elites.

Keywords: Black teacher. Schooling of the poor. History of Maranhão education.


NASCIMENTO MORAES Y SU PENSAMIENTO EDUCACIONAL INCLUSIVO CON LAS ESCUELAS PARA NIá‘OS POBRES

Resumen: El profesor y periodista negro José do Nascimento Moraes se destacó escribiendo crónicas, cuentos y poesá­as en los principales diarios del Maranhão de la primera mitad del siglo XX. Era un defensor de la promoción de la escolarización para los pobres y constantemente debatió los problemas polá­ticos, sociales y educativos del Maranhão. Fue el inspirador de la creación de las "escuelas de los pies descalzos". Esta escuela estaba destinada a niños extremadamente pobres que podrá­an asistir a las clases con cualquier ropa y hasta descalzas. Nascimento Moraes debe ser caracterizado como un intelectual de la educación, ya que en su trayectoria profesional dejó vasta contribución sobre temáticas relativas al campo. A menudo hizo uso del espacio de la prensa para denunciar la precariedad de la instrucción pública del Maranhão y divulgar ideas pedagógicas, dando énfasis, principalmente, a la defensa de la educación popular. Que defendá­a el rompimiento con la sociedad organizada por castas sociales, especializada en distribuir los mejores espacios sociales a los miembros de las élites económicas.

Palabras clave: Profesor negro. Escolarización de pobres. Historia de la educación del Maranhão.

 

 

 

Biografia do Autor

MARILEIA DOS SANTOS CRUZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHáƒO

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Associada do Curso de Pedagogia-CCSST-ITZ,

Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

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Publicado

2018-06-28