”A SOUVENIR OF LOURENá‡O MARQUES”: álbuns fotográficos de C. S. Fowler, J. & M. Lazarus e José dos Santos Rufino (1887-1929)

Autores

  • INáŠS VIEIRA GOMES Universidade de Lisboa Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v13i22.553

Palavras-chave:

Moçambique. Fotografia. álbuns Fotográficos.

Resumo

 

Pretende-se neste artigo analisar alguns álbuns fotográficos que integram uma genealogia da imagem de Moçambique entre 1887 e 1929. A cronologia refere-se a um perá­odo de afirmação de Portugal em territórios africanos ”“ especialmente em Angola e em Moçambique ”“ disputados por outras potências europeias, nomeadamente Inglaterra e Alemanha. ဠmedida que a corrida á  áfrica se intensificava, a fotografia manifestou-se como um poderoso aliado de uma polá­tica de fixação territorial e administrativa, no intuito de inventariar e registar os locais e os seus habitantes. Organizadas em álbuns fotográficos, as fotografias revelam um conjunto de vistas de Moçambique, nomeadamente de Lourenço Marques. Esse registo pretendia revelar uma áfrica cosmopolita á  luz de projetos ”modernistas”. No fundo, uma áfrica branca que se sobrepunha a uma áfrica negra e primitiva.

Palavras-chave:  Moçambique. Fotografia. álbuns Fotográficos.


”A SOUVENIR OF LOURENá‡O MARQUES”:  photographic albums of C. S. Fowler, J. & M. Lazarus and José dos Santos Rufino (1887-1929)

Abstract: The aim of this article is to analyze some photographic albums in Mozambique between 1887 and 1929. The chronology refers to a period during the affirmation of the Portuguese Colonial Empire in Africa ”“ especially in Angola and in Mozambique ”“ in order to protect some territories from British and German interests. As the scramble for Africa got intensified, photography was a powerful ally of a territorial and administrative policy of setting in order to record and register the places and their natives. Organized into photographic albums, photographs reveal a set of views of Mozambique, especially from Lourenço Marques, in order to reveal a cosmopolitan Africa in the light of ”modernists” projects. In other words, the emerge of a ”white Africa”.

Keywords: Mozambique. Photography. Photographic Albums.

 

”A SOUVENIR OF LOURENá‡O MARQUES”:  álbumes fotográficos de C. S. Fowler, J. & M. Lazarus y José dos Santos Rufino (1887-1929)

Resumen:  El propósito de este artá­culo es analizar algunos álbumes de fotografá­a que integran una genealogá­a de imagen de Mozambique entre 1887 y 1929. La cronologá­a se refiere a un perá­odo de afirmación de Portugal en territorios africanos ”“ especialmente en Angola y en Mozambique ”“ disputados por otras potencias europeas, como Inglaterra y Alemania. A medida que la carrera por áfrica se intensificaba, la fotografá­a se manifestó como un poderoso aliado de una polá­tica de fijación territorial y administrativa, con el fin de inventariar y registrar los lugares y sus habitantes. Organizados en álbumes fotográficos, las fotografá­as revelan un conjunto de vistas de Mozambique, especialmente de Lourenço Marques. Con este registro se pretendá­a revelar una áfrica cosmopolita a la luz de los proyectos "modernistas". En otras palabras, una áfrica blanca superpuesta a una áfrica negra y primitiva.

 

Palabras clave: Mozambique. Fotografá­a. álbumes Fotográficos.  

Biografia do Autor

INáŠS VIEIRA GOMES, Universidade de Lisboa Lisboa, Portugal

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Lisboa, Portugal

Downloads

Publicado

2016-12-28