A SOUVENIR OF LOURENÇO MARQUES”: álbuns fotográficos de C. S. Fowler, J. & M. Lazarus e José dos Santos Rufino (1887-1929)

Autores

  • INêS VIEIRA GOMES Universidade de Lisboa Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v13i22.553

Palavras-chave:

Moçambique. Fotografia. álbuns Fotográficos.

Resumo

Resumo: Pretende-se neste artigo analisar alguns álbuns fotográficos que integram uma genealogia da imagem  de  Moçambique  entre  1887  e  1929.  A  cronologia  refere-se  a  um  período  de  afirmação  de Portugal  em  territórios  africanos –especialmente em Angola  e em Moçambique – disputados  por outras potências europeias, nomeadamente Inglaterra e Alemanha. À medida que a corrida à África se intensificava,  a  fotografia manifestou-se como  um  poderoso  aliado de  uma  política de  fixação territorial  e  administrativa,  no  intuito  de  inventariar  e  registar  os  locais  e  os  seus  habitantes. Organizadas  em  álbuns  fotográficos,  as  fotografias  revelam  um  conjunto  de  vistas  de  Moçambique, nomeadamente de Lourenço Marques. Esse registo pretendia revelar uma África cosmopolita à luz de projetos  “modernistas”.  No  fundo,  uma  África  branca  que  se  sobrepunha  a  uma  África  negra  e primitiva.

Palavras-chave: Moçambique. Fotografia.Álbuns Fotográficos.

 

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Biografia do Autor

INêS VIEIRA GOMES, Universidade de Lisboa Lisboa, Portugal

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Lisboa, Portugal

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Publicado

2016-12-28