A SOUVENIR OF LOURENÇO MARQUES”: álbuns fotográficos de C. S. Fowler, J. & M. Lazarus e José dos Santos Rufino (1887-1929)
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v13i22.553Palavras-chave:
Moçambique. Fotografia. álbuns Fotográficos.Resumo
Resumo: Pretende-se neste artigo analisar alguns álbuns fotográficos que integram uma genealogia da imagem de Moçambique entre 1887 e 1929. A cronologia refere-se a um período de afirmação de Portugal em territórios africanos –especialmente em Angola e em Moçambique – disputados por outras potências europeias, nomeadamente Inglaterra e Alemanha. À medida que a corrida à África se intensificava, a fotografia manifestou-se como um poderoso aliado de uma política de fixação territorial e administrativa, no intuito de inventariar e registar os locais e os seus habitantes. Organizadas em álbuns fotográficos, as fotografias revelam um conjunto de vistas de Moçambique, nomeadamente de Lourenço Marques. Esse registo pretendia revelar uma África cosmopolita à luz de projetos “modernistas”. No fundo, uma África branca que se sobrepunha a uma África negra e primitiva.
Palavras-chave: Moçambique. Fotografia.Álbuns Fotográficos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.