“CINEMA IMPÉRIO”: a projeção colonial do Estado Novo português nos filmes das exposições entre guerras mundiais
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v13i22.551Palavras-chave:
Cinema colonial. Exposições internacionais. Propaganda colonial. Estado Novo.Resumo
Resumo: Este artigo analisa como é que Portugal “imaginou” as ex-colónias através do cinema focando a produção de filmes feitos quer para projecção de Portugal como potência colonial nas exposições internacionais entre guerras quer para fixação das grandes exposições nacionais de afirmação e legitimação do regime ditatorial do Estado Novo português. A análise da instrumentalização do cinema pela propaganda colonial ocidental só agora começa a ser feita, mas se comprova a necessidade de uma investigação abrangente para melhor compreensão do uso propagandista do cinema, pela ditadura portuguesa, para promover a política colonial. Na investigação pós-doutoral em curso, intitulada “‘Cinema Império’. Portugal, França e Inglaterra, representações do império no cinema”, analiso as representações cinematográficas coloniais na longa duração. Neste artigo, porém, analiso especificamente a produção portuguesa de filmes para participação (e sobre as) nas grandes exposições coloniais nacionais – Colonial, do Porto, e Exposição do Mundo Português, em Lisboa –e internacionais –Sevilha, Antuérpia e Paris –entre 1930 e 1940. Que filmes foram feitos, por quem e para quem? Com que propósitos? Que representações propuseram? –são estas as questões que abordo, através da análise fílmica e de algumas fontes documentaisque ainda não tinham sido referenciadas.
Palavras chave: Cinema colonial. Exposições internacionais. Propaganda colonial. Estado Novo.
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