REPRESENTAÇÃO COLONIAL DO FEMININO NO CINEMA: a narrativa de Meg Gehrts sobre a sua viagem ao norte do Togo (1913-1914)

Autores

  • CHRISTINE DE GEMEAUX Assistente de Edição Revista Outros Tempos

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v13i22.549

Palavras-chave:

Togo. Representações Coloniais. Cinema. Mulheres.

Resumo

O relato de viagem ao norte do Togo (1913-1914) de Meg Gehrts, uma jovem alemã, atriz de cinema, mostra como se conjugam imaginário colonial, colonialidade do poder, encontros interculturais e empreendimento cinematográfico á s vésperas da Grande Guerra. Seu relato coloca a questão de um olhar de gênero, principalmente em relação á  condição das mulheres na áfrica e na Alemanha.

Palavras-chave: Togo. Representações Coloniais. Cinema. Mulheres.

 

COLONIAL REPRESENTATION OF THE FEMININE IN CINEMA:  meg gehrts narrative of her trip to north-togo (1913-1914)

Abstract: The narrative of Meg Gehrt's trip to North-Togo (1913-1914), a young german cinema actress, shows how colonial representation, coloniality of power, intercultural encounters and the business of cinema on the dawn of the Great War. It raises the issue of the gendered view of women, especially in Africa and Germany

Keywords: Togo. Colonial Representations. Cinema. Women.

 

REPRESENTACIÓN COLONIAL DEL FEMENINO EN EL CINE:  la narrativa de Meg Gehrts acerca de su viaje al norte de Togo (1913-1914)

Resumen: El relato de viaje al norte de Togo (1913-1914) de Meg Gehrts, una joven alemana, actriz de cine, demuestra cómo se combinan el imaginario colonial, la colonialidad del poder, los encuentros interculturales y los emprendimientos cinematográficos a las vá­speras de la Gran Guerra. Su relato plantear la cuestión de una mirada de género, en particular sobre la situación de las mujeres en áfrica y Alemania.

Palabras clave: Togo. Representaciones Coloniales. Cine. Mujeres.

Biografia do Autor

CHRISTINE DE GEMEAUX, Assistente de Edição Revista Outros Tempos

Professora emérita, Universidade de Tours

 

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Publicado

2016-12-28