POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexões transnacionais no álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973)
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v13i21.525Palavras-chave:
Nueva canción latino-americana. Canção engajada. Conexões transnacionais.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o álbum Trópicos, lançado pelo compositor e intérprete uruguaio Daniel Viglietti em 1973, importante marco do estabelecimento de conexões transnacionais que aproximaram as experiências de canção engajada que vinham se desenvolvendo na América Latina. A partir deste álbum, a proposta é discutir como os discos, ao funcionaremcomo espaço de divulgação de propostas políticas, de construção de discursos identitários e de articulação de conexões transnacionais, podem ser pensados como fonte relevante para refletir sobre o debate político e cultural das décadas de 1960 e 1970.
Palavras-chave: Nueva canción latino-americana. Canção engajada. Conexões transnacionais.
POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: transnational connections in the album ‘Trópicos’, by Daniel Viglietti (1973)
Abstract: This article aims to analyze the album Trópicos, released by the Uruguayan composer and performer Daniel Viglietti in 1973, important milestone of the transnational connections that approximated the experience of the engaged song which had been developing in the Latin America. From this Album, the aim sets into analyzing how the records,as long as they worked as a space of disclosure of political purposes, of construction of identity discourses and articulation of transnational connections, could be focused as relevant source to reflect about the political and cultural discussion of the 1960s and 1970s.
Keywords: Nueva-canción latino-americana. Protest song. Transnational connections.
POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexiones transnacionales en el álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973)
Resumen: El objetivo de este artículo es analizar el álbum Trópicos, lanzado por el cantautor uruguayo Daniel Viglietti en 1973, hito importante del establecimiento de conexiones transnacionales que acercaron las experiencias de canción comprometida que se desarrollaron en América Latina. Por medio de este álbum, la propuesta es discutir como los discos, al funcionar como espacios de divulgación de propuestas políticas, de construcción de discursos de identidad y de articulación de conexiones transnacionales, pueden ser considerados fuentes importantes para la reflexión sobre el debate político y cultural de los años 1960 y 1970.
Palabras-clave: Nueva canción latinoamericana. Canción comprometida. Conexiones transnacionales.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.