O PARTIDO CONSERVADOR NA PROVÍNCIA DOPARANÁ: composição social, conflitos internos e transição de comando político em dois diretórios partidários (Curitiba e Paranaguá, 1876-1879)
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v13i21.505Palavras-chave:
Diretórios partidários. Divergências poláticas. Lideranças regionais.Resumo
Resumo: Neste artigo é empreendida uma abordagem acerca da estrutura interna do Partido Conservador do Paraná, no recorte temporal que abarca os anos de 1876 e 1879. Compete salientar que as notícias publicadas pelo jornal O Paranaense concentram informações sobre as divergências políticas que, à época, existiam entre os diretórios conservadores de Curitiba, situada no primeiro planalto da província, e de Paranaguá, localizada no litoral. Primeiramente, são analisadas as diferenças concernentes à hierarquização dos diretórios da capital e do litoral. Demonstra-se que o diretório de Curitiba era mais propenso a incorporar e a conferir posições de liderança a indivíduos não originários do Paraná. Em seguida, será evidenciado que o diretório de Paranaguá era mais refratário a tal absorção. Nesse município, o controle dos esquemas partidários era gerido pelos negociantes ervateiros e pelos seus descendentes que possuíam formação jurídica.
Palavras-chave: Diretórios partidários. Divergências políticas. Lideranças regionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.