HISTÓRIA E MEMÓRIAS REACENDIDAS: a apropriação Terena da escola

Autores

  • VERA LÚCIA FERREIRA VARGAS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • IáRA QUELHO DE CASTRO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v12i20.486

Palavras-chave:

Escola. Terena. Apropriação.

Resumo

No presente artigo buscou-se mostrar a apropriação da escola pelos Terena no Mato Grosso do Sul, as ações realizadas para fortalecê-la junto á  comunidade indá­gena e, principalmente, junto á  sociedade envolvente. Trabalhou-se sob o pressuposto de que essa instituição foi transformada pelos professores indá­genas em um importante mecanismo para as suas reflexões polá­ticas e como lugar de se compreender histórias, reavivar memórias e a lá­ngua Terena, por meio do qual se realiza uma leitura do passado e com isso fortalece a memória histórica do grupo, que legitima as reivindicações atuais por direitos, sobretudo os territoriais.

Palavras-chave: Escola. Terena. Apropriação.

 

HISTORY AND MEMORY RE-ENLIGHTENED: the Terena”™s appropriation of school

Abstract: This paper describes the appropriation of school by the Terena”™s in Mato Grosso do Sul, the actions taken to strengthen it with the indigenous community and especially by the surrounding society. We”™ve worked under the assumption that this institution was transformed by indigenous teachers in an important mechanism for their political thoughts and as a place to understand stories, reviving memories and Terena”™s language, through which they perform a reading of the past and strengths the gouup”™s historical memory, which legitimizes the current demands for rights, especially territorial.

Keywords: School. Terena. Appropriation.

 

HISTORIA Y MEMORIAS RE ENCENDIDAS: la apropiación Terena de la escuela

Resumen: El presente artá­culo muestra la apropiación de la escuela por los Terena en Mato Grosso do Sul; las acciones realizadas para su fortalecimiento junto a la comunidad indá­gena y, principalmente, junto a la sociedad envuelta. Trabajamos sob el presupuesto de que la institución haya sufrido un cambio por los profesores indá­genas en un importante mecanismo para sus reflexiones polá­ticas y como un espacio para que se comprenda sus historias, revivan sus memorias y la lengua Terena, por lo cual se realiza una lectura del pasado y con esto fortalezca su memoria histórica del grupo, que legitima las reivindicaciones actuales por derechos, sobre todo los territoriales.

Palabras-clave: Escuela. Terena. Apropiación.

Biografia do Autor

VERA LÚCIA FERREIRA VARGAS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em História professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS.

 

IáRA QUELHO DE CASTRO, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em História professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS

 

 

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Publicado

2015-12-18