HISTÓRIA E MEMÓRIAS REACENDIDAS: a apropriação Terena da escola

Autores

  • VERA LÚCIA FERREIRA VARGAS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • IÁRA QUELHO DE CASTRO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v12i20.486

Palavras-chave:

Escola. Terena. Apropriação.

Resumo

No presente artigo buscou-se mostrar a apropriação da escola pelos Terena no Mato Grosso do Sul, as ações realizadas para fortalecê-la junto à comunidade indígena e, principalmente, junto à sociedade envolvente. Trabalhou-se sob o pressuposto de que essa instituição foi transformada pelos professores indígenas em um importante mecanismo para as suas reflexões políticas e como lugar de se compreender histórias, reavivar memórias e a língua Terena, por meio do qual se realiza uma leitura do passado e com isso fortalece a memória histórica do grupo, que legitima as reivindicações atuais por direitos, sobretudo os territoriais.

Palavras-chave: Escola. Terena. Apropriação.

 

HISTORY AND MEMORY RE-ENLIGHTENED: the Terena’s appropriation of school

Abstract: This paper describes the appropriation of school by the Terena’s in Mato Grosso do Sul, the actions taken to strengthen it with the indigenous community and especially by the surrounding society. We’ve worked under the assumption that this institution was transformed by indigenous teachers in an important mechanism for their political thoughts and as a place to understand stories, reviving memories and Terena’s language, through which they perform a reading of the past and strengths the gouup’s historical memory, which legitimizes the current demands for rights, especially territorial.

Keywords: School. Terena. Appropriation.

 

HISTORIA Y MEMORIAS RE ENCENDIDAS: la apropiación Terena de la escuela

Resumen: El presente artículo muestra la apropiación de la escuela por los Terena en Mato Grosso do Sul; las acciones realizadas para su fortalecimiento junto a la comunidad indígena y, principalmente, junto a la sociedad envuelta. Trabajamos sob el presupuesto de que la institución haya sufrido un cambio por los profesores indígenas en un importante mecanismo para sus reflexiones políticas y como un espacio para que se comprenda sus historias, revivan sus memorias y la lengua Terena, por lo cual se realiza una lectura del pasado y con esto fortalezca su memoria histórica del grupo, que legitima las reivindicaciones actuales por derechos, sobre todo los territoriales.

Palabras-clave: Escuela. Terena. Apropiación.

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Biografia do Autor

VERA LÚCIA FERREIRA VARGAS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em História professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS.

 

IÁRA QUELHO DE CASTRO, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em História professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS

 

 

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Publicado

2015-12-18