ESPAá‡OS DE LEITURA E VENDA DE LIVROS ESCOLARES NA CIDADE DA PARAáBA (1850-1889)

Autores

  • CLáUDIA ENGLER CURY Universidade Federal da Paraá­ba João Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v11i18.419

Palavras-chave:

Jornais. Espaços de leitura. Cultura material escolar.

Resumo

O artigo tem por objetivo apreender as práticas culturais adotadas no processo de constituição da vida escolar, por meio da circulação de livros e compêndios escolares em espaços de venda e de leitura na cidade da Paraá­ba dos oitocentos. Para tanto, utilizou-se como base teórica as concepções da historiografia acerca da cultura material e, posteriormente, da cultura material escolar na leitura e interpretação do corpus documental. Documentos oficiais e 11 jornais que circularam na prová­ncia no perá­odo foram as fontes principais para o estudo que vem a público. Para a primeira metade do século XIX localizamos apenas um local destinado á  leitura, trata-se da Biblioteca Pública do Liceu, e nenhum espaço de venda. Na segunda metade do século XIX, porém, foi possá­vel perceber uma mudança no que diz respeito aos locais de venda de livros, compêndios e artefatos escolares e aos espaços de leitura na prová­ncia. Identificaram-se ainda contatos interprovinciais e entre a Parahyba do Norte e o Municá­pio da Corte, por meio da recepção de livros vindos das editoras do Rio de Janeiro de outras prová­ncias localizadas na região Norte á  época.

Palavras-chave: Jornais. Espaços de leitura. Cultura material escolar.

 

SCHOOL BOOK SREADING AND SELLING SPACES IN PARAáBA CITY (1850-1889)

Abstract: This paper aims to understand the cultural practices in the establishment process of school life through the circulation of books and educational textbooks on selling and reading spaces in the 19th century Paraá­ba City. As theoretical basis the paper uses the historiographical conceptions about material culture and, subsequently, about the school material culture to read and analyze the documental corpus. The main sources for this analysis were official documents and 11 newspapers that circulated in the Northern Paraá­ba province during the period. For the first half of the 19th Century we were able to locate only a single place for the reading, the Liceu”™s Public Library, and no retail place. In 19th century”™s second half, however, we noticed a change in books, textbooks and school artifacts”™ selling and reading spaces in the province. The research identified interprovincial contacts between the Northern Paraá­ba and the Court, with registered reception of books coming from Rio de Janeiro and other provinces”™ publishers located in the North at that time.

Keywords: Newspapers. Reading spaces. School material culture.

 

ESPACIOS DE LECTURA Y VENDA DE LIBROS DIDáCTICOS EN LA CIUDAD DE PARAIBA-BRASIL (1850-1889)

Resumen: El artá­culo se propone aprehender las prácticas culturales desarrolladas en el proceso de constitución de vida académica, por medio de la circulación de libros y compendios escolares en espacios de venda y lectura en la ciudad de Paraá­ba. Para eso, se utilizó como fundamento teórico las concepciones de la historiografá­a sobre la cultura material y, posteriormente, de la cultura material académica en la lectura e interpretación del corpus documental. Documentos oficiales y once periódicos que circularon en la provincia durante el periodo fueron las fuentes principales para la presente investigación. Situamos en la primera mitad del siglo XIX, un espacio destinado a la lectura, la Biblioteca Pública de Liceu, sin espacio para ventas. Sin embargo, en la segunda mitad del siglo XIX, no fueron perceptibles los cambios en lo que se refiere a los locales de ventas de libros, compendios y artefactos escolares y en los espacios de lectura en la provincia. Fueron identificados, todavá­a, contactos interprovinciales y entre Paraá­ba do Norte y Municipio da Corte, por medio de recepción de libros originados de editoras de Rio de Janeiro y de otras provincias situadas en la región Norte.

Palabras clave: Periódicos. Espacios de lectura.  Cultura material escolar.

Biografia do Autor

CLáUDIA ENGLER CURY, Universidade Federal da Paraá­ba João Pessoa

Doutora / Professora Associada I do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em História e Educação da Universidade Federal da Paraá­ba João Pessoa/ PB/ Brasil

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Publicado

2014-12-15

Edição

Seção

Dossiê: Parte 1 - Geografias do livro: espaços, circulação e leitura na América e Europa