O HOSPITAL DE CARIDADE E O CONTEXTO DAS EPIDEMIAS EM SÃO LUÍS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

Autores

  • AGOSTINHO JÚNIOR HOLANDA COE História, da Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v21i37.1141

Palavras-chave:

Hospital., Santa Casa., Epidemias.

Resumo

Desde os primórdios da sua existência em Portugal, no século XV, uma das grandes características desenvolvidas pelas Misericórdias foi a administração de hospitais nos lugares em que essas instituições foram edificadas. Em São Luís, a Irmandade desde cedo buscou centralizar as ações no campo da assistência médica. Em 1805, possuindo igreja e cemitério, já encontramos relatos sobre a existência de um hospital de caridade administrado pela Misericórdia. Na economia da Misericórdia, os hospitais significaram quase sempre um grande peso nas contas da instituição, as reclamações que versavam sobre a dificuldade de manutenção dos hospitais eram recorrentes e se acirravam em momentos de epidemias. Talvez, nessa obra esteja o principal ponto de discordância entre os irmãos congregados e as administrações locais. Os irmãos quase sempre acreditavam que necessitavam de mais recursos para o cuidado dos doentes, sobretudo, durante as crises epidêmicas, enquanto que os administradores locais alegavam que os já existentes eram suficientes para dar prosseguimento à administração dos hospitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

AGOSTINHO JÚNIOR HOLANDA COE, História, da Universidade Federal do Piauí - UFPI

 

Doutor em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, COC, Fiocruz/RJ.

Professor Associado do Departamento de História, da Universidade Federal do Piauí, UFPI.

Teresina-PI, Brasil.

 

Referências

Documentos

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Falla dirigida pelo exm. presidente da provincia do Maranhão, o dr. Eduardo Olimpio Machado, á Assembléa Legislativa Provincial, por occasião de sua installação no dia 7 de setembro de 1851. Maranhão, impresso na Typ. Constitucional de I. J. Ferreira, 1851.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Relatorio do presidente da provincia do Maranhão, o doutor Eduardo Olimpio Machado, na abertura da Assembléa Legislativa Provincial no dia 3 de maio de 1855, accompanhado do orçamento da receita e despesa para o anno de 1856, e mais documentos. Marannão [sic], Typ. Const. de I.J. Ferreira, 1855.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Relatorio que á Assembléa Legislativa Provincial do Maranhão apresentou o conselheiro presidente da provincia, Antonio Manoel de Campos Mello, por occasião da installação da mesma no dia 3 de maio de 1863. Maranhão, Typ. do Frias, 1863.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Relatorio com que o exm. sr. presidente da provincia, dr. Ambrozio Leitão da Cunha, passou a administração da mesma provincia ao exm. sr. 4.o vice-presidente, tenente-coronel José Caetano Vaz Junior, no dia 23 de abril de 1865. San’Luiz, Typ. de B. de Mattos, 1865.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Relatorio que o exm. snr. presidente da provincia, dr. Lafayette Rodrigues Pereira, apresentou á Assembléa Legislativa Provincial, por occasião de sua abertura dia 3 de maio de 1866. Maranhão, Typ. do Frias, 1866.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Relatorio apresentado á Assembléa Legislativa Provincial do Maranhão, por occasião da installação de sua sessão ordinaria, no dia 1.o de junho de 1869, pelo primeiro vice-presidente da provincia, o exm. sr. dr. José da Silva Maya. S. Luiz do Maranhão, Typ. de José Mathias, 1869.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Relatorio com que o excellentissimo senhor presidente, desembargador Ambrozio Leitão da Cunha, passou a administração d’esta provincia ao excellentissimo senhor primeiro vice-presidente, doutor José da Silva Maya no dia 4 de abril de 1869. S. Luiz do Maranhão, Typ. Commercial de A.P. Ramos de Almeida, 1869.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Relatorio que sua excellencia o senr. vice-presidente da provincia, dr. José da Silva Maya, apresentou no dia 18 de maio de 1870 perante a Assembléa Legislativa Provincial, por occasião da installação de sua sessão ordinaria. S. Luiz do Maranhão, Typ. de J.M.A. Serrão, 1870.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Relatorio lido pelo excellentissimo senhor presidente, dr. A.O. Gomes de Castro, por occasião da instalação da Assembléa Legislativa desta provincia no dia 3 de maio de 1871. San’Luiz do Maranhão, Typ. B. de Mattos, 1871.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Relatorio com que o exm. sr. dr. Augusto Olympio Gomes de Castro passou a administração da provincia ao 3.o vice-presidente, o exm. sr. dr. José Francisco de Viveiros, no dia 18 de abril de 1874. Maranhão, Typ. do Paiz, 1874.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Relatorio com que o presidente da provincia, o exm. sr. senador Frederico d'Almeida e Albuquerque, abriu a Assembléa Legislativa Provincial no dia 20 de junho de 1876. Maranhão, Typ. do Frias, 1876.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Falla que o exm. snr. dr. José Manoel de Freitas, presidente da provincia, dirigio á Assembléa Legislativa Provincial do Maranhão, por occasião da installação de sua 1.a sessão da 24.a legislatura no dia 13 de março de 1882: seguida do relatorio com que ao mesmo exm. snr. passou a administração da provincia, o 1.o vice-presidente, conselheiro João Paulo Monteiro de Andrade, em 7 do referido mez. [n. p.] Typ. do Paiz, 1882.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Falla que o exm. sr. dr. José Manoel de Freitas, presidente da provincia, dirigiu á Assembléa Provincial por ocasião da installação de sua 2.a sessão da 24.a legislatura, no dia 20 de maio de 1883. Maranhão, Empreza do Paiz, 1883.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Lei nº 266, de 17 de dezembro de 1849: orçando a receita e fixando a despesa da Santa Casa de Misericórdia para o anno administrativo de 1850 a 1851.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Livros de atas das sessões da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Maranhão, 1881-1889.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Livros de atas das sessões da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Maranhão, 1889-1894.

BIBLIOTECA PÚBLICA BENEDITO LEITE. Jornal O Estandarte, 18 set. 1855.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

BELTRÃO, Jane Felipe. A Arte de curar dos profissionais de saúde popular em tempo de cólera: Grão-Pará do século XIX Physis. Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 833-866, 2004.

CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na Corte Imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CHERNOVIZ, P. L. N. Dicionário de medicina popular, 1890. In: GUIMARÃES, Maria Regina Cotrim. Civilizando as artes de curar: Chernoviz e os manuais de medicina popular no Império. 2003. 104 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2003.

COE, Agostinho Júnior Holanda. Nós, os ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos: a higiene e o fim dos sepultamentos eclesiásticos em São Luís (1828-1855). 2008. 140 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.

DAVID, Onildo Reis. O inimigo invisível: epidemia na Bahia no século XIX. Salvador: EDUFBA/Sarah Letras, 1996.

GUIMARÃES, Maria Regina Cotrim. Civilizando as artes de curar: Chernoviz e os manuais de medicina popular no Império. 2003. 104 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2003.

JACO-VILELA, Ana Maria; ESPÍRITO SANTO, Adriana Amaral do; PEREIRA, Vivian Ferraz Studart. Medicina legal nas teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1830-1930): o encontro entre Medicina e Direito, uma das condições de emergência da psicologia jurídica. Interações, v. 10, n. 19, p. 9-34, jun. 2005.

MARQUES, César Augusto. Dicionário histórico-geográfico da Província do Maranhão. São Luís: AML, 2008.

MEIRELES, Mário M. Dez estudos históricos. São Luís: Alumar, 1994.

PALHANO, Raimundo Nonato Silva. A produção da coisa pública: serviços e cidadania na primeira república: república ludovicense. São Luís, IPES, 1988.

PIMENTA, Tânia Salgado. Transformações no exercício das artes de curar no Rio de Janeiro durante a primeira metade do Oitocentos. História Ciências Saúde, Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 11, sup. 1, 2004.

PIMENTA, Tânia Salgado. Sangradores no Rio de Janeiro na primeira metade do Oitocentos. In: PÔRTO, Ângela (org.). Doenças e escravidão: sistema de saúde e práticas terapêuticas. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007.

Downloads

Publicado

2024-01-31

Como Citar

COE, A. J. H. (2024). O HOSPITAL DE CARIDADE E O CONTEXTO DAS EPIDEMIAS EM SÃO LUÍS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX . Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 21(37), 175–196. https://doi.org/10.18817/ot.v21i37.1141