TEMAS SENSÍVEIS EM HISTÓRIA: direitos humanos no contexto educacional do Colégio Jardim Balneário Meia Ponte (Goiânia-GO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v22i39.1058

Palavras-chave:

ensino de história, Direitos Humanos, narrativas históricas

Resumo

O artigo traz uma reflexão teórica e metodológica acerca de temas relacionados aos Direitos Humanos, traçando um diálogo entre ideias históricas de estudantes, contexto sociopolítico e ensino de História. A pesquisa foi realizada no ano de 2021, com turmas do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Jardim Balneário Meia (Goiânia-GO). Trata-se de uma experiência vivenciada no contexto da pandemia e das aulas remotas e, portanto, insere-se ainda em um dos momentos mais críticos de crise sanitária, econômica e negacionista do país. As recorrentes situações de deslegitimação dos Direitos Humanos em nossas aulas geraram as problematizações centrais de nossa investigação. Como as(os) estudantes entendem, posicionam-se e que argumentos mobilizam na análise dos Direitos Humanos? Ao conhecerem os princípios normativos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, as(os) estudantes foram capazes de criar narrativas críticas em defesa desses direitos? Subsidiado pela metodologia da Educação Histórica, este texto traz narrativas elaboradas pelas(os) discentes, as quais, ao serem analisadas, revelaram alguns referenciais recorrentes nas interpretações que desqualificam os Direitos Humanos. O estudo demonstrou ainda que, mesmo conhecendo o documento, permaneceram posturas de negação desse dispositivo legal. Nesse sentido, esperamos contribuir para as abordagens desse tema sensível no contexto do ensino de História.

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Biografia do Autor

LUCIANA LEITE DA SILVA, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

 

Doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Professora adjunto na Universidade Federal de Catalão (UFCAT) 

Catalão/Goiás/Brasil

ELIAS NAZARENO, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutorado e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Barcelona; Pós-doutorado no PPGAS/UnB e Pós-Doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Professor associado na Universidade Federal de Goiás (UFG)

Goiânia/Goiás/Brasil

 

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Publicado

2025-02-21

Como Citar

DA SILVA, L. L., & NAZARENO, E. (2025). TEMAS SENSÍVEIS EM HISTÓRIA: direitos humanos no contexto educacional do Colégio Jardim Balneário Meia Ponte (Goiânia-GO). Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 22(39), 22–46. https://doi.org/10.18817/ot.v22i39.1058