A EDUCAÇÃO PELO LIVRO: uma análise do compêndio de pedagogia de Dario Vellozo (1907)

Autores

  • Ernando Brito Gonçalves Junior Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v7i10.105

Palavras-chave:

Dario Vellozo, Educação, História Intelectual,

Resumo

A pesquisa em tela tem como objetivo discutir a proposta de”educação integral” apresentada por Dario Vellozo - importante intelectual,escritor e professor, que viveu no Paraná entre os anos 1885 e 1937. SegundoVellozo, seria por meio das educações fá­sica, intelectual, moral, estética ecá­vica que o cidadão estaria apto a ingressar e atuar na sociedade. Nossaanálise tomou como fonte seu manual didático intitulado Compêndio dePedagogia, publicado em 1907, buscando compreender como o autor articulasuas ideias de formação do aluno. Assim, na presente pesquisa, buscamos fazer uma análise pautada pelaHistória Intelectual, levando em consideração os elementos textuais e contextuais. Por fim, concluá­mos queVellozo defendia que a formação do cidadão deveria ser fomentada pela ideia de formação do corpo e da mente,com base na ciência e em alguns ideais republicanos.

Downloads

Publicado

2010-10-08